Friday, 5 March 2010

Morning light







A luz não é de hoje, porque a manhã acordou (mais uma vez) chuvosa e cinzenta... Mas sabe bem reter os raios de sol que entraram na minha janela esta semana! E as cores da Primavera!
Bom fim-de-semana!

Thursday, 4 March 2010

Poemagem #4

A noite viúva

Uma pequena angústia sentida nos joelhos
Como o bater do próprio coração
E é a noite que chega
Não a noite-diamante
Mas a noite-viúva a noite
Sete vezes mais impura do que eu
Em passo obsceno em obscena força
Minúscula perversa venenosa

Escrevo o teu nome
Noite de amor que de longe me defendes
Escrevo o teu nome contra a noite obscena
Que a meu lado espera seduzir-me
Levar-me consigo
À porca solidão onde trabalho
À insónia sem margens ao vinho solitário
Duma pequena angústia
Escrevo todos os teus nomes
Puxo-os para mim tapo-me com eles
Na noite da surpresa
Noite feroz da surpresa
Noite do amor atacado de perto e conseguido
Alto e convulsivo
Noite dos amantes deslumbrados
Iluminados pelo demónio mais puro
Noite como uma punhalada ritual no invisível
Noite da vítima-triunfante

Escrevo o teu nome a meu favor e contra
Esta noite este murmúrio esta invenção atroz
A que chamam o dia-a-dia
Estas quatro minúsculas patas
Venenosas da angústia
Escrevo o teu nome cruel
Puro e definitivo.

(Alexandre O'Neill, in Poesias Completas, Assírio & Alvim)



Photo by Elisa Lazo de Valdez


*Sobre o projecto Poemagem*

Wednesday, 3 March 2010

It's a kind of magic...


Sintra, Agosto 2009


Sintra, Agosto 2009


Sintra, Agosto 2009


Sintra, Agosto 2009


Praia da Adraga, Agosto 2009

Desde que comprei a máquina digital, nunca mais fotografei com rolo. Por uma questão prática, económica e de desilusão com as lojas de revelação, mas também porque sempre que pensava em fotografia analógica era inevitável a comparação de qualquer máquina com a velhinha Pentax SP1000 do meu pai, que entretanto avariou. A sensação de a disparar, ouvir o "click" e puxar o rolo é indescritível e nenhuma máquina conseguiu igualá-la depois disso... até que o meu irmão me ofereceu uma Pentax K1000 em 2ª mão no meu aniversário! Só agora revelei o primeiro rolo, a preto-e-branco, e estou muito feliz com o resultado, principalmente porque consegui voltar a sentir verdadeiramente aquela magia! Adoro a minha máquina e prometo voltar aos rolos muito em breve!

Tuesday, 2 March 2010

Tesouros





Descobri estas fotos já com cerca de 3 anos, e não resisti a mostrar. São tesouros que guardo com muito carinho, os botões que herdei da minha avó, e os chás que o N. me deu (destes já só guardo os pacotes).

Monday, 1 March 2010

Final de Fevereiro







Mais um fim-de-semana chuvoso ao qual não cedemos, com um regresso a Lisboa e estadia em Oeiras para o aniversário da J. Apesar da tempestade, do mar revolto e do vento assustador, foram dois dias recheados de bons momentos. E agora há que assentar um pouco, porque tenho uma colecção para começar e muito para organizar! Boa semana!

Friday, 26 February 2010

Little great pleasures






São os pequenos prazeres que compõem a felicidade, pelo menos é assim que vejo as coisas! Como receber presentes inesperados (o prato foi trazido pelos meus pais do Alentejo, daqui), comprar uma peça especial para nós (o fio e pendente são daqui), dar um passeio pela manhã e fazer sol, ou misturar algumas das nossas músicas favoritas para o fim-de-semana.



Desejo-vos um fim-de-semana relaxante, cheio de pequenos prazeres especiais!

Thursday, 25 February 2010

Poemagem #3


Photo by Elena Ciobanu


O guarda-rios

É tão difícil guardar um rio
quando ele corre
dentro de nós.

(Jorge de Sousa Braga, in "O Poeta Nu" [poesia reunida], Assírio & Alvim)



*Sobre o projecto Poemagem*