Friday, 27 August 2010

A nossa semana














Como passar uma semana sozinha, com um gato, de férias:

- Aproveitar para arrumar a casa, mudar a decoração, fazer algum styling (fotos breve)
- Sair para fazer compras e caminhadas
- Comer refeições vegetarianas
- Curtir o silêncio (e boa música) e abolir quase totalmente a TV
- Ler muito, de preferência numa boa esplanada
- Aproveitar para praticar a condução
- Desenhar uma nova colecção (mas trabalhar pouco porque estou de férias)
- Fotografar e catalogar a nossa colecção de Nature found objects e as pedras que trouxemos de férias
- Dar e receber mimos felinos

E assim o tempo foi passando e a semana acabou! Agora é esperar o N. que as saudades apertam ;) Bom fim-de-semana!

Thursday, 26 August 2010

Costa vicentina: Algarve II








Aljezur




Praia da Amoreira




(foto do N.)

Arrifana


Vale Figueiras




(foto do N.)



Carrapateira


Para terminar, Aljezur vista da nossa rua, os nossos vizinhos e um pequeno-almoço frequente, e depois as praias a Sul. Gosto especialmente da Amoreira, com praia de mar e rio, e da Carrapateira, com uma paisagem a perder de vista. Resta-me recomendar vivamente esta zona do país, para quem não conhece, e incentivar à descoberta de praias menos acessíveis. Caminhos mais sinuosos, quase sempre em terra batida, revelaram-se, quase sempre, muito compensadores, com praias maravilhosas e quase desertas. Para descansar a vista e a alma!

Poemagem #29


Photo by Louis Stettner



Uma cidade

Uma cidade pode ser
apenas um rio, uma torre, uma rua
com varandas de sal e gerânios
de espuma. Pode
ser um cacho
de uvas numa garrafa, uma bandeira
azul e branca, um cavalo
de crinas de algodão, esporas
de água e flancos
de granito.

Uma cidade
pode ser o nome
dum país, dum cais, um porto, um barco
de andorinhas e gaivotas
ancoradas
na areia. E pode
ser
um arco-íris à janela, um manjerico
de sol, um beijo
de magnólias
ao crepúsculo, um balão
acesso
numa noite
de Junho

Uma cidade pode ser
um coração,
um punho.


(Albano Martins, in Colectânea de Poesia sobre o Porto)


*Sobre o projecto Poemagem*

Wednesday, 25 August 2010

Costa Vicentina: Algarve


(foto do N.)

Odeceixe








Vale dos Homens


(foto do N.)







Carreagem


Continuando para Sul, parámos em Odeceixe, que já conhecia bem de há uns anos atrás, e descemos depois para as praias perto do Rogil que foram as que mais me encheram as medidas, nomeadamente a Praia de Vale dos Homens e a Carreagem. À primeira voltámos no último dia e, em ambas, passámos fins de tarde absolutamente perfeitos! São muito sossegadas, a paisagem é lindíssima, e ainda tivemos direito a um pôr-do-sol no último dia de férias :)

Tuesday, 24 August 2010

Costa Vicentina: Alentejo


Porto Côvo




(foto do N.)



Cabo Sardão


Praia de Nossa Senhora












Praia da Amália


De Norte para Sul... o almoço em Porto Côvo foi na viagem para lá. No primeiro dia começámos a nossa descoberta no Cabo Sardão, com uma vista esplêndida para o mar, e seguimos para Sul, com uma breve paragem na Praia de Nossa Senhora, a Norte da Zambujeira-do-Mar, Carvalhal e, para terminar a tarde, na Praia da Amália, onde Amália Rodrigues passava férias, escondida ao fundo de um caminho surreal, com um acesso um pouco difícil, mas compensador: uma praia selvagem, misteriosa, de uma atmosfera muito envolvente e repleta de pedras lindíssimas!

Monday, 23 August 2010

Voltar...












De regresso... Andámos pela costa vicentina, entre o cheiro a urze e a esteva, a descobrir praias de cortar a respiração e a perdermo-nos pela paisagem dentro. Assentámos em Aljezur (com uma vista lindíssima, sossego e a sensação de estarmos noutro tempo). Daí, andámos para Norte, até ao Cabo Sardão, e fomos descendo, visitando algumas praias por dia, até à Carrapateira. Por um Alentejo e Algarve ainda bem preservados, com o luxo de estarmos em pleno Agosto com (algumas) praias quase vazias! Fizemos muitos kms, lemos bastante, tirámos muitas fotos, que vou seleccionar aos poucos esta semana, e trouxemos uma considerável colecção de pedras cá para casa para fins vários ;). Ficou a sensação de paz única que só o mar consegue transmitir, e muita vontade de lá voltar!
Esta semana ainda tenho alguns dias de férias, depois de uma pequena interrupção hoje para trabalhar. O N. está fora, em trabalho, por isso estou numa espécie de retiro espiritual. Espero dedicar-me à nova colecção Mundo Flo, e fazer companhia a um gatinho carente (que, apesar de tudo, teve óptimos babysitters e foi muito mimado) - ou ele a mim!
Boa semana!

Thursday, 19 August 2010

Poemagem #28

Magia


Às vezes parava o tempo
como um levita esquecido
na comunhão.
Parava-o, e ficava atento,
a ver a cor do milagre
a desmaiar-lhe na mão.

Era só erguer a pena
dum verso já começado,
dobrar a ponta da antena
no telhado.

Parava o tempo, e parava
o movimento de tudo;
o povo ficava mudo,
a beleza por cantar;
era um mundo que lembrava
um verso por acabar.

(Miguel Torga)



Photo by Simon Wong


*Sobre o projecto Poemagem*