Monday 31 January 2011

Do futuro...


Pentax K1000, Fuji Superia 400 ISO


Há dias ocorreu-me um pensamento... algo difícil de explicar. Foi mais uma sensação que me percorreu a barriga e me fez fervilhar. Uma leve impressão de que o mundo está a mudar. Isso já todos sabemos, mas senti-o mais de perto, como se fizesse parte de algo activamente, ainda que do meu cantinho pequeno. No meio de tanta confusão e mudança a todos os níveis, bons e maus, há algo que está a mudar para melhor e que me faz ter esperança no futuro. Não conheço as gerações mais novas de perto, mas há, pelo menos, uma geração na casa dos 30 anos, a minha, movida obviamente pelos laços que a internet permite criar, de forma rápida e sem limite de distância, que está a ficar mais conscienciosa e crítica, procurando fazer a diferença em pequenos passos quotidianos. No sentido de melhorar o mundo à sua volta, o seu dia-a-dia, o ambiente. Menos consumista. Mais ecológica. Mais moderada. Mais saudável. Valorizando o que é feito à mão. O que é feito devagar, com amor. O tempo em detrimento do dinheiro. Sinto que faço parte desse movimento, se é que lhe podemos chamar isso, e é uma sensação boa. De que os nossos valores são partilhados, que podemos influenciar outros a fazer o mesmo. Que algo de muito bom está a crescer, a ganhar forma, a mudar tendências, a superar obstáculos, a quebrar regras impostas por gerações anteriores ou grupos restritos. Isso faz-me, portanto, ter alguma esperança no futuro, um futuro em que será possível fazer o que mais gosto, com alma, sem as barreiras que encontro hoje em dia...
Isto foi o culminar de uma semana livre de pensamentos ansiosos e auto-destrutivos :) Venha a próxima!

2 comments:

SML said...

Também estou esperançosa num futuro semelhante. Partilho a tua opinião. E tenho tanto ainda a mudar. Para já é viver o dia-a-dia. Viver de forma menos ansiosa, procurar a realização profissional e pessoal. Conhecer-me melhor. E aos poucos as coisas vão.
Que o futuro te sorria, como desejo para mim.
Sandra

Adriana Oliveira said...

Obrigada Sandra! Desejo o mesmo para ti!