Monday 31 December 2012

2013







"Sinto que o destino também é um relacionamento - um jogo entre a graça divina e a preseverança pessoal. Metade escapa ao nosso controlo, a outra metade está inteiramente nas nossas mãos e as nossas acções mostrarão resultados em consonância. O homem não é inteiramente uma marioneta na mão dos deuses, nem é inteiramente o comandante do seu próprio destino; é um bocadinho dos dois. Galopamos ao longo da vida como artistas de circo equilibrados em dois cavalos lado a lado - um pé sobre o cavalo chamado destino, o outro sobre o cavalo chamado livre arbítrio. E aquilo que temos de equacionar todos os dias é qual dos cavalos está em causa, com qual deles posso deixar de me preocupar porque não está sob o meu controlo e qual precisa que eu o guie com esforço e concentração.
Há tanta coisa no meu destino que eu não posso controlar, mas há outras que estão sob a minha alçada. Posso comprar determinados bilhetes de lotaria, aumentando assim as minhas probabilidades de encontrar contentamento. Posso decidir como passo o meu tempo, com quem interajo, com quem partilho o meu corpo, vida, dinheiro e energia. Posso seleccionar aquilo que como, leio e estudo. Posso escolher a forma como vou reagir às circunstâncias menos felizes da minha vida - se vou vê-las como maldições ou como oportunidades (e nas ocasiões em que não consigo adoptar o ponto de vista mais optimista, porque sinto demasiada pena de mim mesma, posso optar por tentar mudar a minha aparência). Posso escolher as minhas palavras e o tom da voz em que falo com os outros. E, acima de tudo, posso escolher os meus pensamentos."

(Elizabeth Gilbert, in Comer, Orar, Amar)


As minhas resoluções para 2013 são poucas, e resumem-se a ser cada vez mais forte e corajosa para atravessar os obstáculos e manter-me na rota certa. O resto virá naturalmente :)

Feliz Ano Novo para todos vocês! 


(Photo by Joanna Galuszka)

7 comments:

meiomaio said...

melhor que fazer planos é deixarmos-nos levar por aquilo que nos faz sentir bem, sem pensar muito, apenas seguir o caminho *
feliz ano :)

sombra_arredia said...

concordo plenamente...

Tudo a q temos direito vem a nós naturalmente

J. said...

feliz ano novo adriana! :)

Adriana Oliveira said...

Obrigada A., S. e J. :) Feliz 2013!

Ana Fernandes said...

é esse o espirito, votos de um Ano Novo, com coragem e energia positiva para enfrentar as dificuldades, se as houver, se não ...
...carpe diem...

Adriana Oliveira said...

Obrigada Ana :) para ti também!

Anne said...

that;s a wonderful photograph!
feliz ano novo!!