Friday 4 October 2013

Da horta





"Dizem que somos feitos das histórias que nos contam em crianças, pensou a rapariga. Mas não são apenas as histórias. As primeiras imagens, os primeiros cheiros.
Estava ajoelhada no chão, e cobria de terra, com a palma da mão, as sementes de ervilhas-de-cheiro. Cor-de-rosa e brancas em Abril, azuis em Maio, azuis e brancas durante o Verão. Era o mês de Setembro, a melhor altura para plantá-las. Gostava do seu cheiro doce e penetrante misturado com o das rosas. Espalhava-se por todo o jardim.(...)"

(Ana Teresa Pereira, in Inverness)


Na nossa mini-horta continuamos a ter morangos, um o outro de vez em quando. Os pimenteiros resolveram arrebitar, depois de quase desaparecerem comidos por um insecto misterioso, temos agora vários pimentos a ganhar forma. Começo a pensar numa horta de Outono, quero algo simples e fácil de manter, e dar mais atenção às plantas de interior. Semear alfaces, rúcula, aromáticas, talvez me aventure nos rabanetes outra vez... Sugestões?

2 comments:

Rita said...

Olá!
Estou a ler este livro http://goo.gl/TCXOxJ e recomendo-o absolutamente. Adaptado ao nosso clima, para além de ideias e truques para construir uma horta tem indicações preciosas dos timmings de cultivo dos principais legumes. Do que já li retive que rabanetes é fácil :), alface resulta em interior e dá quase todo o ano, pimentos em variantes rasteiras também se dão no interior desde que haja sol.

Também cheguei a este livro através de um blog e estou muito satisfeita :)

Adriana Oliveira said...

Olá Rita, muito obrigada pela dica, e pelas informações preciosas!